segunda-feira, 25 de maio de 2009

13 DE JUNHO = SANTO ANTÓNIO






Olá novamente!


Um parêntesis para abertura: Se alguém um dia lhe perguntar o que é que a JICA faz (pergunta típica na Aldeia de origem!), sugira-lhe a leitura deste Blog. Já é um bom príncipio.


Se alguém perguntar onde gastamos o dinheiro temos duas soluções: 1. Faça-se sócio e numa das Assembleias realizadas ao longo do ano questione a Direcção. Caso os trocos sejam poucos e não derem para pagar os 18€ de cotas anuais... 2. Desloque-se à sede da nossa Associação e educadamente solicite que lhe seja mostrado o nosso património. Claro que os não-sócios habilitam-se a ouvir alguma resposta indesejada... Não levem isto como um recado para alguém!
Como são questões que me chegam aos ouvidos talvez duas vezes por mês, hoje lembrei-me de as esclarecer. Amigos como antes, ok? ;-)
Já agora, se souberem de alguém que tenha um Pavilhão para nos emprestar, dava-nos bastante jeito! É que temos a sede a rebentar pelas costuras... literalmente!!



Agora o motivo desta mensagem: ARRAIAL!!!


A prova que somos, de facto, uma Associação muito activa, é a realização de mais um evento na nossa Aldeia (tal como previsto no nosso Plano de Actividades) onde o Rei vai ser... o assador e a Rainha... a folia! :-):-)



Adiantamos já que o local do Arraial será a Fonte de Montalvo, local de eleição para os nossos Arraiais... Vão haver "sardines on carvon" e pão-de-milho, talvez mangericos, a tradicional fogueira, a bela gambiarra pendurada com as lâmpadas esbanjadoras de energia, balões coloridos, etc. tudo isto num bailarico popular com os fantásticos, bombásticos, elegantes, geniais, e já internacionais pop stars... Dimpruvizo! :-)


Pois é, temos de agarrar a Prata da casa e dar-lhe o devido valor... Estamos ainda em negociações com a Ana Laíns mas "ai a coisa pia mais fino"... A ver vamos!


Fica já lançado o mote de mais uma grande noite que se avizinha, com o intuito de recuperar uma tradição bonita (nós ainda a vivemos todos!) que consta basicamente em comer umas sardinhas em cima do pão ensopado de molho, saltar à fogueira e ouvir o que de melhor se faz no nosso país em adoração aos nossos Santinhos.. "Viva o Santo António, viva o S. João, viva o 10 de Junho e a Restauração..." ;-) Já me tou a ver a acompanhar a banda!


Mais informações virão, tal como o prospecto, assim que esteja pronto...


Cumprimentos e até daqui a uns dias...

terça-feira, 12 de maio de 2009

FESTA DA FREGUESIA


Olá!


1001 desculpas pelo atraso desta actualização! Mas também temos as nossas profissões...
Tal como previsto, realizou-se nos passados dias 30 de Abril, 1,2 e 3 de Maio a Festa da Freguesia, no recinto de festas da Casa do Povo de Montalvo, acompanhadas por condições climatéricas estupendas (excepto na 1ª noite, com vento frio), onde se viram actuações de géneros músicais, talvez não tanto apreciados pelos sócios e faixa etária em geral desta Associação, mas sem dúvida, de uma riqueza cultural inquestionável.


Espectáculos muito valorizados pelas gerações que viveram os tempos áureos da agricultura, onde em Montalvo, como nas terras vizinhas, era do solo que se tirava a riqueza e o pão de cada dia.


Todas as actuações idealizadas aconteceram tal como esperado, deixando eu aqui uma palavra especial a uma delas: o Rancho Quinta das Pinheiras - CRIA - Abrantes.


Senti-me comovido ao ver o empenho e o espectáculo proporcionado por pessoas que talvez não tiveram a mesma sorte de nós... talvez pois não sei quem estará melhor...
Foi com muita mágoa que mais uma vez verificámos que todo o trabalho que tivemos (em conjunto com outras 3 Associações) não foi devidamente valorizado e apreciado pelas gentes da terra. É comum ouvir nos nossos visitantes elogios à capacidade que temos em nos organizar, enquanto os habitantes de Montalvo (alguns, claro!) não só não participam como preferem realçar quais os aspectos onde a organização falhou. Foi a 1ª vez que organizámos tal evento e são esses comentários que nos levam a....
organizar o próximo! E com a certeza que vai ser muito melhor! Agora questões como " a missa foi um atentado ter sido onde foi, o comer do Restaurante faltou quase todos os dias, para quem é esta festa?", etc são comentários superficiais e reveladores da mesquinhez, ignorância e alheio das pessoas que os fazem.


Já desabafei um pouco...


Enche-nos de orgulho Montalvo ser das poucas Aldeias do País, com a dimensão dela, a ter a capacidade de juntar 4 Associações e a organizar um evento do género. Mais uma vez ouvi elogios à nossa maneira de estar e capacidade de organizar... Dos de fora... Pormenores.


Fica a promessa de que para o ano o evento será mais bem pensado e acima de tudo preenchido, pois foi a grande lacuna que prontamente identificámos. Foi também com prazer que vimos pessoas menos jovens no recinto das Festas a apreciar géneros musicais que à muito não se viam por cá...
Voltando ao Rancho da Quinta das Pinheiras, tenho a certeza que todas as pessoas com o minimo de sensibilidade adoraram o que viram! Aqueles jovens, devidamente acompanhados por pessoas cuja vocação é aquela: Com muita paciência e dedicação dar a qualidade de vida que todas aquelas pessoas também merecem; ofereceram-nos os sorrisos e expressões de gozo mais sinceras que há num Mundo cheio de hipocrisias...
Termino aqui a mensagem, deixando no ar a promessa: a repetir será mais e melhor pois Montalvo merece!