segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Carnaval de Montalvo 2011
































(ACTUALIZADO - 16/3)

Já foi! e significou muito esforço físico e mental! e rijeza de figados! :-) :-) (5 dias = a 1... indisposição! Para alguns claro.. ;-)

Antes de mais quero pedir aqui uma coisa: deixe a sua opinião nas mensagens; Concorda com a organização de um Desfile de Carnaval de Verão em Montalvo?

À semelhança do que acontece em muitos outros locais... pois nós não temos de nos cingir ao que a tradição dita - nós fazemos as tradições!

E isto porquê? Porque à semelhança de anos anteriores, no dia #2 do Corso a adesão dos espectadores foi, surpreendente apesar de tudo, mas insuficiente! Se no ano passado A JICA TEVE 860€ DE PREJUIZOS com o Carnaval, este ano ainda não foram feitas as contas finais, mas se não tiver prejuizo (em príncipio não...) deve-se em grende parte ao contributo da nossa Autarquia, (alguns outros houve!) que nos cedeu a quase totalidade dos materiais utilizados, num apoio claro à nossa organização como até à data não se tinha visto! Muito importante mesmo!
Aproveito e deixo desde já os nossos mais profundos agradecimentos à Câmara Municipal de Constância, pois só graças à mesma foi possivel organizar o Corso, provavelmente o maior de sempre! Tal apoio ditou a diferença entre ter existido Corso, ou à semelhança de quase tudo o que é positivo neste País, pura-e-simplesmente não se ter feito nada para manter, acabar e pronto! MUITO OBRIGADO!

Agarrando na frase acima, que foi provavelmente o maior Corso de sempre em Montalvo, a JICA como organização agradece aos participantes, que finalmente se consciencializaram que apenas com o contributo de todos se conseguem mobilizar muitos... e fazer grandes obras! ;-)
Falo dos grupos independentes à JICA em geral, que actualmente já significam (em termos de carros) 60% da composição do desfile... Já?! perguntam vocês?! Sim, quando a JICA retomou o Carnaval apenas se fazia acompanhar pelo Grupo do Jorge... nada mais! É caso para dizer que, finalmente, o trabalho da JICA de incentivar as pessoas começa a dar frutos... Será? Para o ano veremos se corre tão bem... ;-) Continuem!

Nós começámos logo na sexta feira à tarde... Sonorizámos Montalvo mais uma vez e colaborámos com o desfile mais rico de todos: das crianças das escolas da Aldeia. Uma coisa digna de ser vista...

Depois o Corso propriamente dito: Domingo e 3ª feira.

No primeiro dia verificou-se uma elevada adesão de público, o tempo sem bem que não o ideal, até convidava... e tudo correu pelo melhor... incluindo o peditório, se for tido em conta os tempos que correm...
No segundo dia, a manhã meteu medo... a palavra correcta: CHOVEU! e bem... à tarde lá se abriu uma nesga das de S. Pedro e... O Carnaval saiu à rua novamente! Quem é que parava a malta?! Com a mesma animação, a táctica refinada... mas alguma menor afluência de público... :-( pena... Mas não pensem que estava pouca gente, pelo contrário, muito comentado logo na altura foi o facto da boa quantidade de visitantes presente nas ruas de Montalvo, não se deixaram, e bem, intimidar pela chuva que tinha caído toda a manhã e que ameaçava recomeçar a qualquer momento à tarde!

Agora, deixar uma menção honrosa à malta da Amoreira que, mais uma vez, sem nos exigir seja o que for, participa sempre com a mesma alegria e dedicação: É provavelmente o grupo de foliões que conclui mais cedo todas as vestes e adereços. Ainda a JICA não tinha iniciado o aprovisionamento de materiais, já recebia telefonemas a questionar se havia Carnaval dado que os fatos já estavam quase todos concluídos! Assim é que é! Um estalo de luva branca à negatividade evidenciada por tão boa gente da nossa Aldeia! (esses que não se preocupem pois existem em todo o lado... irão sempre existir... e ficar abaixo dos positivos...;-)

Referir ainda que fomos surpreendidos pela Casa do Povo de Montalvo: Assim tá bem! 2 carrinhos, com bom gosto, boas "tacadas" e gente a participar... Viram? Não custou nada... e assim se fazem coisas em grande, bonitas... ;-)

O Carro do Grupo do Saúl e o do Grupo do Jorge cada um dentro do seu contexto e público-alvo também estavam à maneira... com bom gosto e a transpirar dedicação... As escolas: Equipa que ganha não se mexe! Tudo com a animação e côr do costume!

Não quero deixar de referir ainda as meninas da JICA, também algo surpreendentes dado se mostrarem algumas vezes um pouco afastadas da instituição... Continuem assim!! Organizaram-se e como viram o trabalho deu frutos. Todas giras, granda carro, com Deus e tudo, bom gosto, profissionalismo na execução... mais uma vez, continuem assim, envolvam-se, motivem-se! Fazem falta! Além de que é sempre agradável à vista ver tanta gaja boa junta! :-) :-)

Por fim, mas não menos importante, até porque são quem abre o desfile, a Banda Filarmónica Montalvense: Simples, muito práticos e úteis, dão o toque musical e presencial que se exige em manifestações (culturais!) deste gênero!

Resumindo: 10 carros alegóricos (a Mealhada teve 7... ok, com 5000% mais de investimento, mas foram 7!) + 1 grande e importante grupo apeado, penso que isto é o que se quer para o Carnaval de Montalvo: Grande, bonito, bem disposto, com todos a colaborar! E muita gente a assistir!

Quero agradecer ainda à Junta de Freguesia que colaborou como sempre com o que pôde, e ao comércio local que nos disponibilizou quer bens alimentares, quer materiais. Eles sabem quem são e este "local" chega mais uma vez à freguesia vizinha.. ;-)
A última palavra vai para aqueles que já nos habituaram a poder contar com eles: Os Dimpruvizo! Sempre insubstituíveis, dedicados e trabalhadores... e barulhentos, como se querem! ;-) :-) O sucesso da JICA tem sido muitas vezes (se calhar demasiadas!) baseado no trabalho deles... Obrigado! (Em breve vamos pagaremos... dia 24 de Abril...;-)

Bem haja a todos por fazerem desta uma manifestação de alegria, envolvendo imensa gente, de todos os quadrantes possiveis! É que como dizem os outros: "A Luta é Alegria!" e é mesmo... ;-)

Não se esqueça, deixe a sua opinião! Acha que a organização de um Desfile de Carnaval de Verão em Montalvo é desejada e justificada?

E não basta dizer que sim, mentalize-se para participar também!
A grande diferença é que deverá ser ao sol... à imagem do Brasil! ;-) (seja lá o que isso quer dizer!!)

Beijinhos para todos, logo que tenha mais fotos disponibilizo!

P.S. - Face a informações de última hora, tenho a dizer o seguinte:

É imensamente deselegante condenar um grupo de jovens que se dá bem e até organiza umas coisas engraçadas... para a sociedade, não em proveito próprio e este é um factor muito importante... O tempo que esta gente que trabalhou, seja nesta, seja noutras actividades em prol de uma comunidade não tem preço que o pague...
Dizer ainda que são Associações destas que enriquecem as comunidades, quer pelo trabalho comunitário quer por outros factores. Até pelo facto de serem grupos destes que em muitos casos inserem jovens na sociedade e dão a educação que certos filhos não têm em casa (a todos os niveis) que lhes permitem até, e não em ultima instância, dizer não à droga e/ou a outros problemas da nossa sociedade...
Entendemos que comentários menos próprios a nosso respeito (é diferente de sátiras..)são sinónimo de má formação mas ao mesmo tempo dão-nos força para continuar a agitar... Porque além do trabalho comunitário que fazemos, acima descrito, que muita gente não tem capacidade para sequer perceber, entendemos que têm de existir factores agitadores na sociedade.
Claro está que as pessoas visadas por esta breve reflexão nada dela vão tirar pois além de não saberem aceder à internet, simplesmente, não têm formação para tal e consequentemente até agora não estão a perceber nada do que aqui se está a escrever... ;-) é também por isso que temos de ser nós a trabalhar: temos a inteligência e educação necessárias ao contrário dos outros.
Para finalizar, dizer que não, não estamos magoados, nem nada que se pareça; e sim, estamos motivados e orgulhosos pelo que temos feito! Somos uns putos que trabalham, sabem?! (e vem ai um grande evento...)
Caso queira continuar a dar o seu cêntimo nas nossas actividades em sinal de gozo para conosco respondemos: cêntimo a cêntimo enche a JICA o papo! Somos muito superiores a isso pá!!

Cumprimentos a todos.. a todos mesmo! ;-) (a vida é alegria!!)
NC


Sem comentários:

Enviar um comentário