quarta-feira, 18 de maio de 2011

FESTAS DO CONCELHO DE CONSTÂNCIA 2011


































Hello Folks!

Atrasados mas não cansados... cá estamos nós para informar todos os que fazem deste blog fonte da informação que pretendem obter acerca desta instituição... Para o bem e para o mal.. ;)

Um conselho: nem tudo o que aqui se diz pode ser levado a sério.. Como já disse a Jica não se percebe, a Jica sente-se... ;)

Os motivos que levarem a que fosse necessário tanto tempo até que voltassemos a escrever foram a falta de tempo e... o internamento! Pois é, a Jica teve internada a receber apoio psicológico e aconselhamento relacional à medida que tratava das feridas... Bolas que temos sido atacados por 2 ou 3 pessoas de uma maneira tão agressiva, ofensiva e mal educada que nos leva a pensar: como é possivel alguém sentir isto pelos outros? Tivemos de nos aconselhar! Para não errarmos... nem baixar o nivel... ao patamar deles. Como essas pessoas ao ofenderem-nos incitam à violência, tivemos de puxar pelos galões da nossa boa educação e... ignorar. No fundo no fundo até nem ignoramos pois tais agressões incentivam-nos a fazer mais e melhor, a sério! ;)

Passando ao assunto que aqui me traz hoje, duas palavras para descrever o espaço da Jica nas Festas deste ano: Fo, Da-se! (onde é que já ouvi isto?:) Viram bem o que se lá passou?! Agora mais a sério: Estrondoso!

Após algumas insistências e apresentações de propostas, CMC mudou-nos de local pelos motivos já abordados neste blog, decidiu arriscar conjuntamente connosco e ofereceu-nos o que já oferecia às outras Associações que desejam trabalhar na Festa, disponibilizando-nos... aquele que consideramos o pior espaço das Festas de Constância, em ralação à sua localização. (acham que tou a exagerar?! experimente ir para lá outra associação então!)
Tal fator justificava a criação de motivos de interesse na tenda e assim nasceu uma inovação nas Festas: a criação do 3º palco, Palco do Rio.

Contudo, pelo facto de tal espaço apresentar as desvantagens referidas, mas também algumas vantagens, a JICA decidiu investir nele para ver no que dava... e deu no que se viu: Gente e mais gente todos os dias, atuações de malta artista e de repente as Festas de Constância passaram a ser na Jica... a partir das 0h, até lá confessamos que ficou aquém. O nosso restaurante apesar de sempre composto ao jantar, registou um decréscimo (16 almoços em 3 dias de festa!! Quem teve a idéia de manter a porta do artesanato, o nosso único acesso direto, fechada até às 15h?!) que no fim, em conjunto com o investimento feito, (+ou-5000€)resultou naquele que foi financeiramente o pior ano da Tasca da JICA de à 4 anos para cá. Pois é! Ao contrário do que se apregoa, este ano foi mais fraco, cerca de 2000€ que o ano passado (melhor ano de sempre!). Felizmente o cruzeiro já tava pago à uns meses senão..;) Por respeito a quem lá trabalhou não vou revelar os numeros definitivos, até porque não são isso mesmo, definitivos.

Mas como quem sente estas coisas percebe, não foi para isso que lá estivemos! Foi para aquilo que se viu! Um espaço sempre cheio de amigos, boa disposição, música, shows, enfim, a celebração da vida, de gente de bem com ela, vinda de todos os lados que já faz da Tasca da JICA o ponto de encontro anual com aqueles amigos/conhecidos que normalmente estão mais ausentes... mas que apesar de tudo gostam de uma boa socialização! É a isto que a Tasca da Jica se resume: socializar! com comida, bebida, música, amigos bons, amigas boas mas acima de tudo muito boa disposição! ;) Quem frequenta sabe do que falo... Lá está, sente-se!

Dizer ainda que tal convívio, apesar de não ter sido reforçado com "a bucha" na quantidade esperada, foi regado com liquidos numa quantidade quase esperada... Pois é meus amigos, a encomenda deste ano de barris de cerveja foi de 80... Vazaram-se 74! Record absoluto! O anterior que era de 50 (2009) que este ano foi pulverizado! O problema é que ao preço que se vendem as loiras na festa a margem é curta... e depois a beber o que bebemos... pior! Mas isso pouco nos importa... é o que levamos desta vida! ;)

Deixar agora uma palavrinha a quem de direito, existiram situações que devem ser corrigidas e/ou tratadas com menor leviandade. Sendo a nossa maneira de estar "fazer, mas bem", os fatores que a seguir aponto dificultaram a vida à nossa organização, apenas disfarçáveis pela nossa grande capacidade de mão de obra disponivel.
O espaço foi disponibilizado 1,5 dia antes do inicio dos eventos!! E sem baixada elétrica! Quando se têm os equipamentos que temos para montar, a decoração que fazemos questão de não ser esquecida, etc, leva-nos a perguntar a nós próprios: como foi possivel tudo estar pronto a tempo e com a qualidade aparente exibida?! Resposta: Pessoas! trabalhadoras e voluntárias, cujo pagamento são umas jolas e o sucesso do evento.. que se veio a verificar! ;)

Depois outros fatores: o portão do único acesso direto fechado, a falta de iluminação nos dois acessos alternativos (que à nooite passavam a ser principais!), o pavimento em péssimo estado e de extrema perigosidade devido ao musgo que apresentava, a falta de uns simples degraus de acesso ao espaço... enfim, um sei lá de pequenos grandes pormenores, que como já disse devem ser tratados com a importância que lhes é merecida e corrigidos no futuro. Outros haverão que serão afinados em sede própria... ;)

Voltando à filosofia que nos carateriza, foi tudo à grande!!

Pelos motivos acima já descritos, o espaço JICA entrou em "funcionamento", ou seja, tirou a 1ª imperial já durante o cair da noite de 5ª, 21, às 2h de 6ª 22, perceberam?! o Dia de 6ª ainda foi sinónimo de muito trabalho para que tudo estivesse a postos para receber o espetáculo de abertura das Festas: Fados com Ana Laíns. BOM! Boa casa, bom ambiente, caldo verde e chouriço (para quem pagou, claro!) e no fim um pequeno cheiro de dance music para ver se tudo estava a funcionar como desejado.

No sábado, 23 de Abril, durante a tarde atuou a "prata da casa", os Dimpruvizo que nos deram um pouco de "rock em amigos". BOM! O marcar de uma mudança importantíssima na Festa, que muito pouca gente percebeu a intenção: oferta de animação para ocupar os jovens, durante o dia.
Chegados à noite... foi o que se viu... e está nas fotos! (abaixo!) A Vila fecha para balanço e a JICA agarra na malta e... foi lindo de se ver! Noitão! Até às 7h... :/

Chegado o Domingo, tivemos o prazer de receber o genialíssimo Manel João Vieira com o seu novo projeto: Fados do Lello Perdido. Palavras p'ra quê, é um artista Protuguês! ;) Foi uma atuação adequada para uma tarde em que já celebrava a liberdade. MTO BOM.
Chegada a noite e talvez o ponto alto da festa: Danças Exót... perdão!!

Declinios, bem apelidados de SuperCouversBand. A tenda foi pequena (2000 pessoas), inclusive o campo de ténis foi pequeno e ainda bem que tudo correu pelo melhor. Por momentos a segurança sentia-se a fugir do nosso controlo... ial como a atuação seguinte que de dança de animação passou a espetáculo de strip! Mas, pergunto eu, como parar uma tenda, às 3h da manhã, com cerca de 2000 pessoas ao rubro!?? Seríamos agredidos! Já passou, viu quem quis, quem não pôde talvez sinta pena... Foi uma noite para mais tarde recordar, quer pelo sucesso em si, quer pela tinta que já fez correr dadas as suscetibilidades mais sensiveis que se fizeram ouvir. Temos de respeitar, até porque a educação das pessoas não é toda igual, varia muito, entre outros fatores, com o meio, mas que não podemos tolerar quando nos ofendem como têm feito. A esses o nosso muito obrigado pois fizeram de nós mais fortes ao desplotarem em nós o sentimento de trabalho mostrado e bem feito, além de nos conferirem MOTIVAÇÃO! Como quem mais fala menos acerta, continuem a falar, ofendendo e agredindo gratuitamente esta equipa pois ela agradece! Não é essa a nossa maneira de estar, como tal, logo que possamos retribuiremos... com um sorriso! E não pensem que não sabemos quem são, pois apesar de SEMPRE nos OFENDEREM (é diferente de criticar) no anonimato vão deixando uma pontas soltas...
"i know what you did last summer", lembram-se deste filme?!

Avançando, seguimos do show de dança para a atuação do Dj Tom, uma esperança da musica nacional como já li em alguns lados... Como a arte não se discute, pois os gostos são discutiveis, fecho o dia resumindo-o: 3 atuações verdadeiramente divinais! Mesmo. Provavelmente a véspera do 25 de Abril mais emocionante e marcante desde 1974! ;) (não esquecer que a Jica sente-se..;)

Chegámos à 2ª feira, dia de elevadíssima índole religiosa, onde a Jica, respeitosa de todas as crenças, fez aquilo que lhe competia: Nada! Como a nossa habilidade mor é festejar, agitar, sonorizar, etc., andámos ali todo o dia na nossa onda para não faltar ao respeito a ninguém cuja fé em algo ou alguém é o seu combustivel e é levado a sério em momentod de muito introspeção... (soou bem?)

Passada a meia noite, terminado o concerto da encerramento das festas no palco principal e o fogo de orifício (é de propósito!) bem ali à nossa beira foi tempo de abrir a pista com mais um talento da casa: Dj Tals acompanhado por Titovskiliano. Apesar de nervoso, com um início menos feliz, lá conquistou o público e arrancou para uma noite que certamente todos desejaremos repetir mais vezes. BOM.

De referir que todas as noites tivemos o apoio , pago claro, dos nossos técnicos de som de serviço, cujo momento alto foi a actuação na noite de sábado: DJ Barral. BOM +!

Obrigado pelo bom serviço prestado! ;)

Resumidamente, assim foram as Festas do Concelho de Constância de 2011... leram bem, de Constância, não de Montalvo ou da Jica como os frustrados da vida, sedentos do insucesso dos outros, já as apelidaram. Alguém já vos disse que se não pararem de olhar para o sucesso alheio nunca vão ter o V/ próprio sucesso? (nunca o vão procurar!) Compreendo que temos sorte de possuir o grupo que temos... mas também têm de compreender que a sorte é a coisa que mais trabalho dá na vida... ;) Falem menos e trabalhem mais!!

Por agora penso que 'tá tudo, despeço-me deixando cumprimentos para todos os que nos adoram e miminhos para os que nos odeiam... bem precisam. ;)

Ganda abraço malta!!

Sem comentários:

Enviar um comentário