quinta-feira, 12 de abril de 2012

Fe... "Festas" de CONSTÂNCIA 2012


Olá!

Nem sabemos bem o que dizer.

Mau, muito mau, demasiado mau para ser verdade.

Salvou-se ANAQUIM (muito bom!) (Declinios e outros eram conhecidos, dispensam apresentações!;)

Explicação: o contexto negativo e "de corte" que se criou foi fator que matou uma festa que em tempos foi tão visitada.

E o problema foi esse: nada trazia as pessoas à Vila! Nada! Se acabamos com as Tascas, o artesenato, etntre outras coisas que compunham uma festa de referência na região, o que sobra: a Benção. Ao menos isso.

Como a JICA funciona em regime democrático, e a voz maioritária nunca deve ser calada, permitam-nos dizer o seguinte: livrem-nos da atual máquina do poder!

Como alguém disse em certa reunião "por mim a festa até podia ser só isso (a benção)que era o que bastava"... Espelha bem o que quem tem de decidir pensa. E decide segundo os gostos próprios e não segundo os interesses do povo que o elegeu.

Por outro lado observamos uma Vila Burguesa... critica, exigente mas muito pouco trabalhadora. Culpa dos tempos e costumes como os mais velhos já nos disseram (sempre foi uma Vila "servida", culpa também de dar tudo de mão beijada às pessoas; Quando se dá menos as pessoas não dão nada. A JICA acrescenta ainda: Constância tem pouca gente!!! (E não é a trabalhar assim que a Autarquia fixa lá mais...)

Politiquices à parte, nunca a JICA e pior ainda, os seus elementos, alguns com 36 anos de idade, tinham visto o que se viu este fim de semana em Constância.

Vimos este ano apenas 3 Tascas (velhos tempos que eram às 17!), sendo duas de Montalvo (Banda+Casa do Povo e JICA) e uma dos Camponeses de Malpique.

Mais uma vez, não haverão forças vivas em Constância para participar na Festa?! São só para as gozar? Claro está que existem algumas exceções mas a frio o que se verifica é que existem os poucos teimosos (como nós!!) da Vila que insistem para que a festa não acabe, (não significando que para tal existam motivos financeiros; são apenas um complemento, um prémio pelo trabalho desenvolvido) e os queixosos.

Voltando à Festa em si, a JICA cometeu a loucura de ALUGAR um espaço para poder fazer parte da Festa!! Correu riscos financeiros. Ao contrário de TODOS. E esse mérito (ou desmérito!) e coragem ninguém nos tira.

À data as contas não estão fechadas mas fazer com que o saldo final seja positivo não vai ser fácil.. :( (o financeiro!)
Quanto ao saldo psíquico, esse foi atingido de morte. Foi tão frustrante trabalhar nas "Festas" deste ano como como jogar com uma tripla num jogo do totoloto e falhar o resultado!

Como também já ouvimos, e por demasiadas vezes, "Há determinadas Associações (falando da e para a JICA) que deixaram de ter espaço nas "Festas" de Constância", e assim tá tudo dito...
E sabem que mais?! Para o próximo ano faremos a vontade a tal (tais) pessoa(s) e deixaremos o nosso espaço para outros... (a menos que muita coisa mude!)
Prometemos que lá iremos apenas, ver a beleza da "Festa" que se consiga recriar.

O adjetivo que melhor carateriza a deste ano é: Frustrante! Muito.

Nem com as "normas" :) :) :) impostas no dia antes da Festa, numa reunião convocada no dia antes da própria se conseguiu regulamentar a atividade da mesma. Pudera, quando a incompetência e teimosia é tanta e tantas coisas se deixam por tratar ou se tratam segundo o próprio gosto...
Nem com a boa vontade daqueles que a defendem se conseguiu levar pessoas a Constância... mas como me perguntaram: "Ir lá fazer o quê?!"

Aos senhores da razão, que não vale a pena contestar: tinham razão. Desistimos de vós, de contestar, viraremo-nos para outros lados..

Algumas fotos deixamos, despedimo-nos na certeza que mais uma vez iremos ser prejudicados por esta mansagem (se é que há mais alguma coisa a prejudicar!) mas na esperança que entretanto existam mudanças de fundo e que tudo volte ao que era..

Onde não haviam lugares de estacionamento, a Gnr não tinha mãos a medir, as Tascas eram poucas mesmo sendo 17, no artesanato haviam filas... enfim. :´(

Ficam as fotos.

Beijinhos e Abraços.






(a primeira e ultima foto dizem tudo; Adeus!)

Sem comentários:

Enviar um comentário