sexta-feira, 24 de abril de 2009

FESTA DA FREGUESIA

(cliquem em cima do pré-cartaz para ver pormenores...)



Olá novamente!

Estamos cá com uma pujança... (pena que muita da população de Montalvo não tem pedalada para nós...) Ainda ontem terminámos os trabalhos na Tasquinha e já na próxima 5ª, 30 de Abril, vamos estar envolvidos noutra...

Em Montalvo, de 30 de Abril a 3 de Maio.

A ideia surgiu ao confrontar os planos de actividades de duas Associações cá da Metrópole: Jica e Casa do Povo de Montalvo. Ao verificar que ambas tinham um fim de semana de Festa dedicada às gentes de Montalvo onde estivessem bem firmados os nossos antepassados culturais (gastronomia e música fundamentalmente), impulsionados pelo Sr. Vitor Cordeiro aquando da organização da Festa de Natal, todas as Associações presentes concordaram que seria uma mais-valia para a Aldeia a realização de um evento do género. O público alvo terá uma faixa etária mais elevada, sem deixar de ser uma actividade para todos os Montalvenses, pois todos, miúdos e graúdos, poderão desfrutar das coisas boas (algumas das..!) que temos para oferecer.

Passando a explicar o funcionamento do evento:

Sob a batuta de: 4 Associações, 4 dias, 4 espaços distintos, vão ser proporcionadas actuações de géneros típicos, com o intuito de transportar para esta Festa o ambiente que se vivia na altura de quando os nossos Avós iam para o campo trabalhar.. E talvez fazer outras coisas, não sei ;-) :-) Estamos a falar de Harmónicas (16 performers!), Acordeons (7 artistas!), Ranchos (2 grupos, um deles muito especial, a não perder!) e Cantares de Outrora: Mais típico não podia ser!
Depois, espalhados pelo recinto de Festas da Casa do Povo, as 4 Associações intervenientes terão oportunidade de mostrar as suas potencialidades gastronómicas... Serão criados 4 espaços: Restaurante, da responsabilidade da Associação "do Dia", Tasquinha dos Fritos com coscorões e sonhos feitos na hora, Tasquinha dos Doces com arroz doce, bolo de boleira e tijeladas (uhmm!) e a Barraquinha do Café da Velha e Bagaço. Cada dia, cada Associação estará num espaço diferente, pela ordem que poderão ver no quadro abaixo (e imprimir para trazer no bolso e se orientarem no local!)

No Restaurante, como verão, os pratos também foram escolhidos a preceito:

: Couves com Feijão e petingas fritas (talvez albardadas!) de confecção made by C.P.M.;

: Migas de Couve com Punheta de Bacalhau Assado (aquela do bacalhau assado desfiado com azeite e alho, não a outra!!) made by JICA's Chefs!;

Sáb: Borrego Guisado à Montalvense made by Associação Humanitária (descanse quem não gosta pois haverá Frango todos os dias!);

Dom: Peixe do rio frito com arroz de feijão made by Banda.


Novidade: A JICA, sempre um passo à frente, vai estrear no evento a sua última aquisição - o sistema de som! E não é um sistema de som qualquer! São 40 colunas em linha, espalhadas por Montalvo de uma ponta-à-outra! "Já imaginaram bem 40 colunas a botar som de uma ponta à outra de Montalvo?!" - tenho ouvido!


É desta que iremos dar música a sério à população toda! Aceitam-se pedidos para o portofólio a passar! (O Toni ganha!)

E como acho que já me estou a alongar em demasia despeço-me, convidando todos a estarem presentes para que o evento seja um sucesso e para o ano se volte a repetir, pois é com estas coisas que se enche a alma e o orgulho de ser Montalveiro! e lembrem-se: convençam os pais e avós a irem à festa pois esta é para eles!!

PARTICIPE!!!!

(Em cima está o Pré-Cartaz (que deverá sair hoje, 6ª, para a rua) e em baixo o quadro de rotatividade das Associações.)


Beijos e Abraços!


NC.



2 comentários:

  1. O meu pedido musical é o grande Xico, o pastor. O melhor cantante de fado e outros géneros musicais, que nao se percebem mt bem quais sao. Mais tradicionl nao podia ser!!!

    ResponderEliminar
  2. Grande festança e ainda maior a iniciativa.Parabéns.

    ResponderEliminar